domingo, 17 de maio de 2009

Buscas na web - Análise comparativa

O objetivo desse post é analisar os diferentes resultados de diferentes ferramentas de busca na internet para um mesmo conjunto de palavras, que no caso é: cura do stress. As buscas foram feitas sem aspas e com stress escrito assim, e não estresse. Vamos aos resultados:

Google
1) A Cura para o Stress Wallpaper Baixar
2) LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress
3) Stress - como combater, sintomas e tratamento anti stress
4) Cura para o Stress
5)A cura pelo estresse (Can stress heal?)

Yahoo e Alta vista
1) Relaxando Sem Stress
2) LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress
3) Pópulo: Cura do stress, b)
4) Cura Virtual Do Stress! - Fórum Script Brasil
5)O Sistema de Cura do Corpo Espelho

Radar Uol (similar ao Google)
O terceiro lugar do Google sobre para segundo e substitui o "Lixo tipo especial" na terceira posição pelo link PALÁVORAS: Dicas Rápidas Para a Cura do Stress - Não considerei os links patrocinados.

Clusty
1) Stress Reduction
2) Celtic Astrology -- Early Irish Astrology: An Historical Argument by
3) Cura Do Stress - Quick Ways To Cure Stress - Read it at RSS2.com
4) Cura Do Stress at Anxiety And Stress Management
5) Arabian Astrology: History of Arabian Astrology -- by James H.

MSN
1)
Cura Do Stress - Video - Copernic
2)
Itaoca Pousada Camping . Situado frente ao mar, na linda praia de ...
3)
Saúde Vida On Line -O que é o Stress?
4)
Cursos de Especialização em Psiconeuroimunologia e Diagnose e ...
5)
Toda Fruta -O PODER DE CURA DO LIMÃO

ASK
YouTube - Cura do stressStress Relievers, BiodotsStop Stress And AnxietyNo More Anxiety AttacksLIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress

DogPile
1) Promotional Products
2) Stop Stress And Anxiety
3) No More Anxiety Attacks
4) LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress
5) Reduccion Del Estres

COMPARAÇÃO

* Cinco ferramentas de buscas deram resultados em português e outras três deram resultados predominantemente em inglês.

* O link que esteve mais presente em todas as buscas foi o "Lixo tipo especial: Cura do stress", presente em cinco buscas, sendo que em duas predominantemente em inglês e ele era o único post em português.

* A busca do Google e do radaruol eram similares, com apenas um link diferente, porque a busca do Uol é feita usando a ferramenta do Google. Mas, se há um link diferente, mostra que o Uol personalizou a busca com informações de interesse pessoal do Portal dentro de uma política ou de um estudo de perfil dos usuários do site.

* As buscas do Altavista e do Yahoo são identicas.

* O Ask e o DogPile também tem buscas bem parecidas e os links remetem mais a sites comerciais de venda de algum produto, e não de informação. A diferença primordial dessas duas buscas é o primeiro link (o item normalmente mais clicado). Enquanto no Ask remete para um video do Youtube, no DogPile remete para "Promotional products".

* No Clusty, as chamadas dos itens alteram para incluir as palavras da busca. Assim, há uma mistura do idioma português (da busca) com o inglês do resultado. Uma forma da ferramenta atrair (e enganar) o internauta, que clica achando que o título da busca é exatamente o que ele está procurando mas, quando vê, na verdade é o Clusty que inclui essas palavras na chamada dos resultados.

* O MSN é a única busca em português que inclui no resultado mais produtos e menos informação.

CONCLUSÃO

Podemos dividir os resultados das ferramentas de buscas em cinco tipos. O primeiro seria o resultado que direciona para um site de informação, partindo do pressuposto de que o internauta quer saber o significado da(s) palavra(s) que está buscando. O segundo seriam os links patrocinados, que querem vender algum produto ou serviço, mas pagam para ganhar destaque. O terceiro tipo seriam os links de serviços relacionados com as palavras buscadas, mas que não são patrocinados. Ainda tem o quarto tipo que seria o link de algum blog (no caso dessa busca é o "Lixo tipo especial", o link que mais apareceu. E o quinto tipo seria os links para download de algum arquivo relacionado com as palavras buscadas.

É lógico que existem N outros tipos de links, mas estas cinco categorias foram as que consegui identificar comparando os resultados das buscas destes oito sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário