domingo, 17 de maio de 2009

RSS ou Google reader?

Eu acompanhava RSS pelos favoritos do Firefox, mas com este exercício resolvi mudar a minha rotina e instalei no meu computador o NetNewsWire. Além disso, criei uma conta do Google Reader, porque nunca tinha usado esta ferramenta. Sabia da sua existência, mas usava o RSS pelo iGoogle.

Como trabalho no site Divirta-se do Portal Uai, resolvi seguir pelo RSS todas as últimas notícias da seção Diversão do Portal Terra. Normalmente, no meu trabalho, acompanho o ritmo de publicação do Terra, Globo.com, Uol e IG, além de sites locais daqui de Minas Gerais.

SEMELHANÇAS

Tanto o NetNewsWire quanto o Google Reader são ferramentas para você acompanhar as últimas notícias publicadas nos sites que você acompanha e lê todos os dias. Você pode criar categorias por assuntos e é uma forma fácil, rápida e organizada de você passar o olho em TUDO o que aconteceu e selecionar quais links você quer aprofundar mais. Os dois auxiliam muito qualquer um a dar conta dessa avalanche de informações, organizar melhor e hierarquizar o que ler antes e o que ler depois.

DIFERENÇAS

O Google Reader é mais amplo que o NetNewsWire. No Google, a indexação de notícias me parece ilimitada. Consigo colocar estrelas nas notícias que gosto mais, ler notícias antigas, mesmo que tenham sido postadas há muito tempo, posso compartilhar itens com outros usuários e ver também as estatísticas de quantos seguidores há no RSS que eu escolhi, etc. Só que, ao clicar no link do Google Reader, este abre um link.

No NetNewsWire, ele sincroniza o site com o programa e a visualização é limitada. Você escolhe quantas chamadas quer por RSS e elas vão sendo deletadas automaticamente. Ao clicar no link, ele abre no programa mesmo e vai criando várias janelas na lateral para você poder voltar na notícia que abriu antes. É como se o programa funcionasse como um navegador.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

A grande vantagem do Google Reader é poder ser acessado de qualquer lugar e em qualquer computador. Outra vantagem é possibilidade de trocar informações com outros usuários, que podem ter um perfil próximo ao seu e te mandar RSS de sites que você ainda não conhecia. Gosto também da possibilidade ilimitada de ver as matérias do site, antigas ou não e de você poder colocar estrelas nas que quiser voltar para ler.

Mas não gosto do Google Reader abrir os links em outra página do browser, porque isso acaba tornando a leitura lenta.

O NetNewsWire tem a vantagem de carregar a página no próprio programa. Acho que ele me lembra um pouco a experiência de ler um jornal impresso. É como se você tivesse ali um eReader onde pode acessar tudo sem ter que abrir outras páginas, outros programas, outros links. Você abriu o programa para realizar a sua leitura diária, mais concentrada, e sem as distrações de um browser de internet comum.

O conteúdo limitado pode ser uma vantagem, mas também uma desvantagem. Pois acessar as notícias de vários dias anteriores (como no GoogleReader) amplia ainda mais o leque de informações. Ler de 20 a 100 notícias em cada RSS - como determinado na configuração do NetNewsWire - é uma forma que você tem de limitar a avalanche de informações para essa ferramenta te ajudar a acompanhar o ritmo de atualização das notícias, ao invés de te deixar ainda mais doida.

RSS NO MEU TRABALHO

Ao trabalhar com internet, além de acompanhar as milhões de agências, você também tem que ver o fluxo de informações nos sites concorrentes, o destaque que eles deram para cada notícia, etc. Assim, acompanho todos os dias a atualização dos portais Terra, Globo, Uol e IG (nacionais), O Tempo e GloboMinas (locais) e sites de programação cultural local, como guiabh, chevrolethallbh e musichallbh. Sem contar nos emails que recebo aos montes.

Com tantas informações, o RSS é uma ferramenta super útil para acompanhar o fluxo de publicação dos sites, principalmente os nacionais, que são os que mais presto atenção. Ver a listagem de notícias pelo RSS e selecionar a navegação a partir daí e não das capas de cada Portal poupa tempo e torna o meu dia-a-dia mais ágil.

Eu gosto de usar o RSS nos favoritos do Firefox porque não preciso de abrir nenhuma página, a atualização é automática e só vou lendo os títulos. Mas se fosse escolher entre o Google Reader e o NetNewsWire, escolheria o Google pela mobilidade de poder acessar de qualquer computador. o NetNewsWire dá mais conforto para a leitura, mas como ferramenta de trabalho, é mais um programa que vou ter que carregar no computador e vou ter que ficar trocando do Firefox para ele toda hora, o que pode me dispersar. Prefiro ficar focada em um programa só com as várias abas abertas - o administrador do site, email, capa, analytics - tudo num único lugar.

Um comentário:

  1. Oi Silvia,
    Teus tres exercicios estão corretos, bem estruturados e com uma narrativa envolvente. Na comparação dos resultados de buscas você apontou uma questão importante. A presença de links patrocinados deve nos induzir a uma atitude analítica em relação aos resultados para não sermos levados a erro pelo marketing online. Especialmente se estivermos desenvolvendo um trabalho jornalístico.
    No post sobre Web 1.0 e 2.0 foi interessante e oportuna a tua menção da versão 3.0, um debate que está começando. Acho que o nome 3.0 não pega, mas a temática da informação personalizada já é um fato.
    Minha unica sugestão é que você se preocupe um pouco mais com a imagem em seus posts futuros. Procure inserir fotos, charges, desenhos ou gráficos para ir experimentando a "conversa" entre texto e imagens num weblog. Procure fazer com que ambos se integrem o mais possível na tua narrativa.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir